quarta-feira, 21 de março de 2012

Mais sobre a adaptação


O período de adaptação neste ano tem tido uma dinâmica diferenciada, em função da falta de pessoal. A escola optou por iniciar com a turma de berçário I pelo período da manhã, para irmos encaminhando as adaptações. Como ficamos entre duas e são muitos alunos com idades de 2 meses a 9 meses, fizemos uma escala, sendo que cada grupo fica duas horas.
Até hoje, apenas estranharam e estão fazendo adaptação  os alunos Cauã, Davi e Cecília. Já obtivemos progressos com a Cecília, que no dia de hoje não chorou.  Como vinha chorando muito, combinamos com a mãe reduzir o tempo para meia hora. Foi uma boa estratégia,  pois  ontem chorou pouco e hoje mostrou-se mais à vontade, ficando no tapete, brincando com os brinquedos e mamando. Neste período tivemos dificuldade inclusive com o mamá que a Cecília não estava aceitando.
Com o Cauã propusemos outra estratégia, mudar o horário da adaptação, que a princípio era as 9 e 30. Solicitamos que a mamãe o trouxesse às 8 horas pois o aluno estava dormindo na escola e isso dificulta a criação de vínculos com as profes. Mas a estratégia não foi aprovada. Da mesma forma, o Cauã chorou, ficando só no colo das educadoras e dormindo após chorar. Apesar do choro avaliamos progresso na sua adaptação pois tem ficado menos tempo chorando, já aceita brincar por pequenos períodos no tapete, principalmente com balão e aceita o suco e a fruta quando lhe oferecemos. Particularmente no dia de hoje, o Cauã ficou muito bem, choramingou ao chegar  às 9 e meia e dormiu. Ao acordar brincou com a professora com os móbiles, com balão, sentou-se no tapete acompanhado e explorou alguns brinquedos. Não foi por muito tempo, mas cada progresso comemoramos com muita alegria. Só chorou forte quando viu a mamãe, como um desabafo de saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário